quinta-feira, 23 de abril de 2009

Regra de sinal para adição ou subtração

Na adição ou subtração, a regra de sinais funciona desta seguinte maneira :

+ + = +
- - = -
+ - ou - + = sinal do maior

Entao surge a pergunta : ué, como assim o sinal do maior ?
quando me refiro ao sinal do maior, me refiro ao algarismo que esta ali presente,

exemplos :

( - 2 ) + ( + 3 ) = + 1

qual algarismo é maior, 2 ou 3 ?
o 3 , onde se encontra o sinal +
entao no resultado final o sinal +, vai estar presente

( + 1 ) - ( - 4 ) = - 3

repetindo novamente,
qual algarismo é maior , 1 ou 4 ?
o 4 , onde se encontra o sinal -
entao no resultado final o sinal - vai estar presente


Analise os exercicios :

( + 2 ) - ( - 4 ) = - 2 ( + com - = sinal do maior, algarismo maior = 4 , sinal - )
( + 4 ) + ( + 7 ) = + 11 ( + com + = + )
( - 5 ) - ( + 2 ) = - 3 ( - com + = sinal do maior, algarismo maior = 5 , sinal - )
( - 6 ) - (- 2 ) = - 8 ( - com - = - )

4 comentários:

  1. oi LELA o meu nome é JADY e estou na 6 série 7 ano e tenho muita dificuldade em matemática o seu blog me ajudou muito muito obrigada.
    Meu email é jady.ga@hotmail.com
    bju

    ResponderExcluir
  2. Oi Lela tenho dificuldade em matemática sou da 6a série no meu trabalho isso me ajudou muito,muito obrigado :)

    ResponderExcluir
  3. Ola Lela so Paulo, sou e estou em Moçambique. ja estou a fazer a licenciatura em gestao financeira e bancaria, quando descobri que tinha dificuldades em com os sinais. Estive estudando por mais de 7 anos obrigatoriamente com o auxilio da calculadora cientifica, por isso nunca me foi preocupacao. Mas so queria agradecer pela iniciativa, me ajudou mesmo.

    ResponderExcluir